Somos uma Organização Humanitária, não governamental e sem fins lucrativos. Iniciamos nosso trabalho em 2006, e em, 24 de maio de 2009, para melhor nos organizar, fundamos a Ong Evoluir. O nome completo da Ong Evoluir é Organização Não Governamental Evolução Consciente e Responsável, Sigla Evoluir. Mas o que significa Evolução Consciente e Responsável, segundo nosso entendimento?
QUEM SOMOS
1.Evolução
Primeiramente vamos ver o que consideramos como evolução. Evoluir, do nosso ponto de vista, é nos tornarmos mais sábios, colocando em prática conhecimentos, pensamentos, emoções e atitudes que elevem nosso padrão vibracional, que aprimore nossa capacidade de amar, que nos conduza ao entendimento empático com as outras consciências, entendendo suas limitações, suas particularidades e entendendo ainda que cada ser consciente, vai sempre agir segundo suas próprias verdades e entendimentos. É entendermos que cada consciência que habita esse planeta, está aqui com um propósito idêntico ao nosso. E que em nosso caminhar vamos encontrar pessoas em diferentes estágios de evolução. Alguns muito mais aprimorados e outros iniciando seus primeiros passos em sua caminhada evolutiva. Quando chegamos a esse “Grande Colégio”, especializado em nos ensinar a nos relacionamos, com nós mesmos e com o universo a nossa volta, acreditando trazemos os conhecimentos já adquiridos em vidas passadas, para cursar uma nova série. Para vivenciar novas experiências e adquirir novos conhecimentos. Pensar diferente disso, do nosso ponto de vista, seria limitar a capacidade do amor universal. Seria transformar o processo evolutivo em uma única oportunidade. Onde o aluno reprovado estará fora da escola para sempre e aquele que deseja continuar seus estudos não encontrará uma nova série onde se matricular, para continuar progredindo. Não, essa não é a minha, a nossa visão visão do amor incondicional, que emana da Consciência Universal, da Consciência Divina, que nos dá forma, existência e possibilidade de chegarmos até ele, em nossa capacidade de amar, de realizações e de empatia.
O diretor do “Grande Colégio”, não olhará a alma nova em seus primeiros passos, como alguém inferior ou olhará a alma velha, já com muito conhecimento e boas práticas, como alguém superior. O diretor desse “Grande Colégio”, com perfeito entendimento do seu método de ensino aprendizagem, olhará com igual amor, a criança em processo de alfabetização e o formando. O entendimento do processo de ensino aprendizagem, nos fará progredirmos mais rapidamente e possibilitará que nos sintonizemos com o amor inteligente e com a inteligência amorosa. Nos possibilitará viver esse momento com muita gratidão e paz em nossos corações. O curso é um presente que nos foi dado pelo amor universal, para nosso progresso. Não existe nenhum propósito maior que o de aprender, aprimorar-se, alcançar a felicidade, a harmonia, pelo tempo infinito disponível a nossa eterna existência espiritual. Aqueles que veem o propósito da vida com outros olhos, ou até mesmo, os ateus. Se autoproclamando os “Lúcidos”! Também não fogem a regra e são igualmente amados. Temos bons amigos ateus! Ateus almas velhas, responsáveis e conscientes de seu papel no planeta. Fazendo de tudo para melhorar a condição de vida de nossos irmãos. Temos inclusive ateu atuando como voluntário na Ong Evoluir. Trabalhando junto com pessoa de todas as denominações religiosas. Está tudo certo, assim também vale! Podemos repetir o ano mas não podemos fugir ao propósito do “Grande Colégio”. Uma boa jornada a toda a humanidade em seu processo evolutivo! Aprendendo inclusive a conciliar paradoxos….
2.Consciente
Vamos definir primeiramente, o que entendemos como consciência: Entendemos consciência, como um sentimento ou conhecimento, que permite ao ser vivenciar, experimentar ou compreender desde alguns aspectos do “EU”, mas podendo chegar até, a totalidade, do seu mundo interior. Quanto ao mundo exterior, a consciência permite saber, conhecer, definir sua posição atual no centro do mundo e compreender seus estímulos e propósitos. Quando o ser entende que sua consciência é um processo contínuo de busca e autotransformação, com alterações constantes em seus padrões de respostas aos estímulos recebidos. E o ser abraça a necessidade de mudança como uma dádiva. Os padrões comportamentais e emocionais se elevarão para entrar em sintonia com padrões vibratórios mais elevados. Elevar sua consciência constitui a jornada evolutiva. Nenhum de nós é hoje a pessoa que éramos há dez anos e certamente não seremos a mesma pessoa de hoje daqui a dez anos. Vamos nos transformar, queiramos ou não. Podemos deixar esse processo ao sabor do acaso ou conduzi-lo para um ponto específico, tomado como meta. No primeiro caso não sabemos onde vamos parar, estaremos ao sabor do acaso, já no segundo, seremos levados a um aprendizado mais rápido, mais objetivo. O problema será estabelecer o ponto a ser alcançado, visto que como não temos conhecimento a priori, o ideal do ser, pode ser estabelecido de forma equivocada. A inteligência Amorosa e o amor inteligente servindo como pano de fundo em nossa busca e algumas práticas como a meditação e a leitura inspiradora, podem reduzir as chances de erros. Estaremos entendendo os propósitos do amor universal e da criação. Sempre lembrando, que mudar comportamentos necessita de muita, muita prática. O saber intelectual pode até mudar o discurso, mas não muda nossos padrões de resposta a determinadas situações. Quando a consciência é alterada, alteramos nossos padrões de respostas frente aos estímulos recebidos. Essa mudança é um processo, às vezes muito dolorido, de autotransformação. Requer estímulos, desafios e muita, muita prática! Assim funciona esse “Grande Colégio”! Cada ente humano, olhando para dentro de si mesmo, poderá confirmar a veracidade dessas informações.
3.Responsável
Definindo o que entendemos por responsabilidade: Responsabilidade pode ser pessoal, individual, que é a qualidade daquele que julga ter que responder por atos próprios ou de terceiros, ou ainda, por alguma coisa posta sob sua guarda ou confiança. Vivenciando essa experiência de forma contínua, ela passa a fazer parte de sua escala de valores, das suas crenças e torna-se um padrão emocional e de comportamento. No caso de pessoas jurídicas/empresas, sejam públicas ou privadas, chamamos a isso responsabilidade social. Responsabilidade social nas empresas, é a busca por uma gestão ética e transparente, demostrando sua responsabilidade em reduzir os impactos negativos, no meio ambiente e nas comunidades, com suas atividades. Essa postura normalmente é adotada, em função da percepção, de que os consumidores privilegiam esse tipo de postura na busca pelos seus produtos para consumo. Do ponto de vista emocional, a responsabilidade está alicerçada de duas bases diferentes, em duas formas diferentes de pensar e sentir ou paradigmas:
Nos paradigmas materialistas,cujo princípio funcional fundamenta-se na carência, na falta, fazendo um contraponto, com o possuir bens materiais, lucrar e acumular. O ente humano é consciente de que, esse padrão comportamental facilitará sua ascensão nas pirâmides sociais e como conseqüência, maior capacidade de recursos para suprir suas carências e necessidades. “Se a farinha é pouca, meu pirão vem primeiro”, diz o ditado popular. As pirâmides sociais, criadas pelo ciclo materialista, são baseadas na competição e no sistema de mérito. Tendo como principal emoção motivadora para a ação, o medo da falta, da carência e o poder que as posições mais elevadas nas pirâmides sociais podem proporcionar.
Nos paradigmas solidários ou humanitários,cujos princípios funcionais fundamentam-se na cooperação ou mútua assistência, o ente humano tem a consciência de que apenas aquilo que pertence a todos é um direito. Nessa forma de pensar, parte do que pertence as pessoas no topo das pirâmides sociais ou das elites é um privilégio, e em algum momento pode ser retirado ou perdido. Portanto, trabalhar para tornar os privilégios um recurso disponível a todos, são suas metas. Onde o privilégio tornar-se-ia direito. Tornando o mundo mais igualitário e justo. Tendo como emoção motivadora para a ação a busca pela justiça social, a paz mundial, os valores éticos “diferenciados” e a espiritualidade, que por sua vez traz reflexos nos relacionamentos, na forma de amar e na percepção e adequação mais aprofundada, às regras que regem o universo.
E por último o que é Evolução Consciente e Responsável?
É a junção dos três conceitos em um padrão emocional e comportamental, ou seja. Ser proativo em relação ao seu processo evolutivo. Trilhar esse caminho de forma consistente e firme. Quando chegarmos próximos ao entendimento de todo o nosso eu interior e quando chegarmos a um entendimento plausível de nossa posição no mundo, de nosso propósito de vida, nele nos aplicaremos com tanta dedicação, que nada será mais importante em nossas práticas diárias. Com grandes reflexos em nossas relações com as outras consciências, com as outras formas de vida e manifestações de consciência em nosso entorno. O ser ideal utópico, estará a muitas vidas, a muitos milênios a nossa frente, mas já não fará diferença, pois além da quinta dimensão o espaço/tempo já não interfere, já não tem tanta importância. Além disso, a beleza estará na jornada e não no ponto de chegada. Até porque, o ideal utópico de ser, não tem limites! Evoluir não tem limites! Por isso somos a Organização Não Governamental Evolução Consciente e Responsável – e nossa Sigla, Evoluir. Uma porta aberta para o seu exercício diário na busca para concretizar a sua utopia. No desenvolvimento das habilidades de conciliar paradoxos. Na construção do novo futuro para a raça humana e para isso dependemos de sua participação, opinião e muito, muito trabalho e participação.