PROJETO LOGÍSTICA REVERSA
Apresentação e justificativa:
O projeto estuda a possibilidade de transformação dos materiais recicláveis, para transformá-los em novos produtos que atendam as demandas de outros projetos sociais e que gerem ocupação e renda para a população sobrante. Essa iniciativa tem um triplo foco:
1º Foco: – Produzir materiais, com menor custo, para atender as demandas de outros projetos;
2º Foco: – Gerar ocupação e renda para a população sobrante
3º Foco: – Contribuir na redução de resíduos e do impacto ambiental que produzem, ajudando a promover a regeneração do meio ambiente
A partir desses estudos acreditamos poder produzir materiais para a construção civil, produção de matéria prima para as indústrias e utensílios para diversos outros usos. Embora em um primeiro momento, não estejamos na condição de fabricante ou importadores desse tipo de material. Portanto, participando apenas, em alguns casos, como consumidores. E que segundo a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010 cuida do assunto), em nossa responsabilidade compartilhada, o papel que nos caberia, seria apenas o de participar da coleta seletiva dos resíduos e fazer o seu encaminhamento. Contudo, a despeito do Brasil ter um alto índice de coleta e reciclagem, quando comparado a outros países. Índice que parece a princípio, muito bom, é questionável! Reciclamos muito porque temos uma consciência socioambiental bem desenvolvida ou porque temos muitos sobrantes vivendo a partir do lixo? Ainda assim, nosso meio ambiente está muito poluído. E reverter esse processo, é de fundamental importância.
Estratégia de ação para fundamentar, iniciar e concluir o projeto :
passo | Descrição / Ação |
1 | Estudos Iniciais definindo a oferta de materiais recicláveis na região e ajustar/direcionar equipe de pesquisa. |
1a | Identificar ao materiais que possam transforma-se em produtos para cobertura em outros projetos, como no Casa Solidária e horta solidária, podem ter preferência na linha de pesquisa; |
1b | Buscar tecnologias já existentes no mercado para transformação desses produtos e avaliá-las para efeito de custo e impacto ambiental. |
1c | Ajustar os processos ou buscar novas soluções para atender aos parâmetros dos projetos. |
2 | Captação dos Recursos: |
2a | Estabelecer o mix de produtos a serem produzidos e quantidades; |
2b | Promover campanhas para arrecadação de recursos materiais e financeiros; |
2c | Promover eventos para arrecadação de recursos materiais e financeiros; |
2d | Divulgar o projeto e promover campanhas para obter voluntários para participarem do projeto; |
3 | Implantação do projeto piloto |
3a | Montar cronograma físico financeiro para implantação e colocação do projeto em operação: |
3b | Start na instalação do protótipo do projeto; |
3c | Comparação dos resultados obtidos e resultados esperados; |
3d | Efetuar ajustes e preparar a documentação do projeto para as mídias sociais e outros projetos |