PROJETO ESCOLA SOLIDARIA

Apresentação

O Projeto Escola Solidária, é um projeto piloto, para oferecer reforço escolar às crianças, adolescentes e jovens das Comunidades de menor expressão econômica. O objetivo é a partir de pequenas salas, instalada nas comunidades, reforçar primeiramente o letramento e o numeramento dos alunos. Para em seguida reforçar a aprendizagem dos idiomas, da lógica, da arte da comunicação eficaz e inspirada, o desenvolvimento da imaginação criativa e construtiva, das habilidades manuais e das artes. A proposta inicial será trabalharmos com pequenos grupos de alunos, agrupados por série e no máximo com 5 alunos por mesa, com o uso de vídeo aulas e um facilitador. Cada mesa fará uso de um tablet, em regime de compartilhamento. Será oferecida alimentação, além de atividades lúdicas/educativas com a atuação conjunta do Programa Repensar a Rua e suas oficinas (Fantoche, Teatro, Leitura, Contadores de Histórias, etc.). Foi escolhida a Comunidade Vila Unida, próximo ao acesso oeste em Resende-RJ, para receber o projeto piloto, que conta com 90 famílias e 114, crianças e adolescentes. A comunidade auxiliará na obtenção do espaço e fornecerá a mão-de-obra para construção da sala em regime de mutirão. A Associação de Moradores e membros da comunidade estão plenamente engajados nessa tarefa.

Justificativa:

A população da Vila Unida, por estar assentada sobre uma “Ocupação” e já carregar consigo as conseqüências do déficit habitacional brasileiro. Além de tratar-se de um público com insegurança alimentar moderado e grave (uma grande parte da população tem limitações na quantidade de alimentos consumidos e uma parte menor, convive com uma real falta de alimentos), razão pela qual, o fornecimento de refeições, as crianças no projeto serão de primordial importância. Porém, por tratar-se de um público com visão social mais apurada e proativo, em relação às mudanças que pretendem para suas vidas. Os níveis de violência e envolvimento com drogas ficam muito abaixo das médias locais. O que traz mais segurança quanto a operacionalidade do projeto. A Ong Evoluir com experiência de mais de 10 anos trabalhando com fatores de risco e proteção, nas comunidades e nos indivíduos, dentro de uma visão preventiva ao uso e abuso das drogas. Além conhecer a forma de aliciamento do crime organizado e a vida no dia-a-dia dessas comunidades, o que permite saber que para alterar o contexto social nessa comunidades, são necessárias ações concretas, que visem em um primeiro momento, atender suas necessidade básicas. Para em seguida, levá-las a formas de organização socio-produtiva mais eficiente, que as retire da condição de excluídos sociais ou sobrantes. Sem trabalhar a educação, os valores éticos mais apurados, e as novas experiências e formas de arranjos sócio-produtivos, não há como promover alterações no contexto e nos indivíduos de qualquer comunidade. Qualquer mudança significativa deve começar pela educação e segundo o IBGE, quase metade da população brasileira (49,25%) com 25 anos ou mais, não tem o Ensino Fundamental completo. E ainda segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) é uma pesquisa idealizada em parceria entre o Instituto Paulo Montenegro e a Ong Ação Educativa, com apoio do Ibope Inteligência com o objetivo de mensurar o nível de Alfabetismo da população brasileira, entre 15 e 64 anos, avaliando suas habilidades e práticas de leitura, de escrita e de matemática aplicadas ao cotidiano. A última pesquisa efetuada em 2015, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro máximo estimada de 2,2% pontos percentuais para mais ou para menos. Foi adotada na avaliação, como mostram as tabelas a seguir:

Tabela 01 – Conceitos e definições:

Grupos Escala especial para estudo Alfabetismo e mundo do trabalho
Analfabetos § Corresponde à condição dos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga ler números familiares (números de telefone, preços, etc.)
Rudimentar § Localiza uma ou mais informações explícitas, expressas de forma literal, em textos muito simples (calendários, tabelas simples, cartazes informativos) compostos de sentenças ou palavras que exploram situações familiares do cotidiano doméstico
§ Compara, lê e escreve números familiares (horários, preços, cédulas/moedas, telefone) identificando o maior/menor valor.
§ Resolve problemas simples do cotidiano envolvendo operações matemáticas elementares (com ou sem uso da calculadora) ou estabelecendo relações entre grandezas e unidades de medida. Reconhece sinais de pontuação (vírgula, exclamação, interrogação, etc.) pelo nome ou função
Elementar § Seleciona uma ou mais unidades de informação, observando certas condições, em textos diversos de extensão média realizando pequenas inferências.§ Resolve problemas envolvendo operações básicas com números da ordem do milhar, que exigem certo grau de planejamento e controle (total de uma compra, troco, valor de prestações sem juros)
§ Compara ou relaciona informações numéricas ou textuais expressas em gráficos ou tabelas simples, envolvendo situações de contexto cotidiano doméstico ou social.
§ Reconhece significado de representação gráfica de direção e/ou sentido de uma grandeza (valores negativos, valores anteriores ou abaixo daquele tomado como referência)
Intermediário § Localiza informação expressa de forma literal em textos diversos (jornalístico e/ou científico) realizando pequenas inferências.
§ Resolve problemas envolvendo operações matemáticas mais complexas (cálculo de porcentagens e proporções) da ordem dos milhões, que exigem critérios de seleção de informações, elaboração e controle em situações diversas (valor total de compras, cálculos de juros simples, medidas de área e escalas);
§ Interpreta e elabora síntese de textos diversos (narrativos, jornalísticos, científicos), relacionando regras com casos particulares a partir do reconhecimento de evidências e argumentos e confrontando a moral da história com sua própria opinião ou senso comum.
§ Reconhece o efeito de sentido ou estético de escolhas lexicais ou sintáticas, de figuras de linguagem ou sinais de pontuação
Proficiente §Elabora textos de maior complexidade (mensagem, descrição, exposição ou argumentação) com base em elementos de um contexto dado e opina sobre o posicionamento ou estilo do autor do texto.
§ Interpreta tabelas e gráficos envolvendo mais de duas variáveis, compreendendo elementos que caracterizam certos modos de representação de informação quantitativa (escolha do intervalo, escala, sistema de medidas ou padrões de comparação) reconhecendo efeitos de sentido (ênfases, distorções, tendências, projeções).
§ Resolve situações-problema relativos a tarefas de contextos diversos, que envolvem diversas etapas de planejamento, controle e elaboração, que exigem retomada de resultados parciais e o uso de inferências

Tabela 2 – Distribuição da população pesquisada por grupo de Alfabetismo

Grupos % Nº de Elementos
Analfabetos 4,00% 88
Rudimentar 23,00% 457
Elementar 42,00% 843
Intermediário 23,00% 453
Proficiente 8,00% 161
Analfabeto + rudimentar = analfabetos funcionais 27,00% 545
Elementar + intermediário + proficiente = alfabetizados funcionalmente 73,00% 1457

Avaliando as informações aqui contidas e suas conseqüências na qualidade de vida, na formação profissional, no ganho e renda, na capacidade dos brasileiros se posicionarem no mundo tecnológico que vivemos hoje. Sem buscar uma atuação complementar com as escolas públicas brasileiras, sem melhorar substancialmente os resultados obtidos na educação, nosso futuro como nação está seriamente comprometido.

Estratégia de ação para fundamentar e concluir o projeto:

passo
1 Estruturar a escola:
1a Obter toda a grade curricular do Ensino Fundamental, em sintonia com o MEC, colocando-a em planilhas, divididas por séries, matérias e assuntos;
1b Obter nas redes sociais os vídeo aulas correspondentes a cada item da planilha anterior, renomeando-os e codificando-os, para facilitar o acesso futuro dos alunos e facilitadores aos vídeos;
1c Organizar, documentar e planejar carga horária, planos de aulas e atividades extracurriculares da escola;
2 Dimensionamento do projeto:
2a Definir os equipamentos mais adequados ao projeto e seus custos;
2b Definir as instalações adequadas ao projeto e seus custos;
2c Estabelecer o custo total do projeto piloto
3 Captação dos Recursos:
3a Buscar parceria com instituições e empresas;
3b Promover campanhas para arrecadação de recursos materiais e financeiros;
3c Promover eventos para arrecadação de recursos materiais e financeiros;
3d Divulgar o projeto e promover campanhas para obter voluntários para atuarem como professores/facilitadores;
4a Executar cronograma
4b Start no projeto;
4c Avaliar resultados esperados e resultados obtidos e possíveis ajustes nas rotinas estabelecidas;
4d Efetuar ajustes;
4e Preparar a documentação do projeto para as mídias sociais e divulgá-las.