Educando para o mundo 5D
Cada dimensão de realidade pessoal usa como marcador um padrão vibracional. Padrão que vai tornar-se mais elevado à medida que vamos reduzindo a ilusão da dualidade e ampliamos a quantidade de consciência das quais cuidamos, as quais amamos, as quais nos dedicamos. A felicidade e alegria é diretamente proporcional ao número de pessoas que amamos e torna-se cada vez maior em nossos corações quando amamos com compassividade, sem cobranças, sem questionamentos e de forma incondicional. A combinação desses fatores interfere diretamente e de forma determinante em nosso padrão vibracional. Já para uma realidade coletiva, usamos como marcador para o padrão vibracional, a média vibracional das pessoas que compõem o grupo social em questão. Significa que pessoas com um padrão vibracional ainda de baixa frequência convivem com outras de maior frequência em uma mesma realidade coletiva. Quanto maior for a diferença entre os indivíduos que compõem uma realidade coletiva, maiores serão os conflitos de valores. Só para lembrar, no universo tudo vibra, tudo é energia e a mesma regra que serve a uma escala de cores serve também para consciências, pensamentos, emoções, etc. O desenho a seguir ilustra bem a linha de raciocínio aqui apresentada, para isso usamos uma escala de cores e as frequências correspondentes:
Quanto maior a amplitude entre os extremos maiores serão os conflitos de valores entre os componentes de uma mesma realidade coletiva, quando se trata de seres sencientes, ou seja, quando se trata de consciências se relacionando. As mudanças no mundo, atualmente, caracterizam-se por novos níveis de complexidade e contradição. A educação deve preparar indivíduos e comunidades para as tensões geradas por tais mudanças, tornando-os capazes de se adaptar e de responder a elas de forma pacífica, já materializando a realidade 5D. O texto a seguir contribui para repensar a educação e a aprendizagem nesse contexto de transformação.
Educação em uma visão mais ampla:
Podemos dizer que educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, de suas habilidades e competências, tornando-os receptivos e atuantes na realidade coletiva, que será vivenciada e mantida ao longo dos tempos. Podemos ainda dizer que, a realidade coletiva é mantida pela gerações que nos sucedem apoiadas na educação que disponibilizamos.
Em nosso mundo, na realidade materialista, a forma como vivemos se consolida nessa educação, que por sua vez é norteada pela conjugação dos poderes Econômicos, políticos, militares e religiosos. Os líderes no exercício desses poderes, estabelecem o que é aceitável socialmente e criam a estrutura que serve de modelo ao pacto social a ser seguido de forma perene pelo povo em geral. A educação é estrategicamente mantida dentro desses parâmetros. Assim seguimos reproduzindo valores e crenças que nos foram ensinados há séculos, e fazemos isso, muitas vezes sem questionamentos ou mesmo perceber o comportamento “manada” que o padrão de comportamento coletivo provoca. Interferindo em nossa capacidade de pensar e analisar a tal ponto que nossas escolhas acabam por tornar-se um ato voluntário de submissão. O controle e gerenciamento hábil da informação torna-se peça chave na manutenção dessa realidade coletiva e do efeito manada. Manada que deve seguir pacífica e ordeira, evitando as convulsões sociais e preferencialmente dispensando o uso da força, para mantê-la dócil e quieta. Portanto, quando consideramos a educação e a transição da 3ª para a 5ª dimensão de consciência, somos forçados a pensar em dois modelos de educação ao mesmo tempo.
Neste momento planetário, não há como evitar as perguntas:
Educar para quê e para quem?
Como será o novo homem que irá habitar esse planeta?
Como vamos educá-lo? Fala-se em educação para a vida. Antes de educar para a vida, temos que nos perguntar: educar para viver em que mundo?
O Modelo de Educação atual 3D, materialista:
Estrutura educacional organizada em forma de pirâmide com os professores dispostos nos organogramas correspondentes. Os conteúdos que compõem o currículo escolar, organizado pelos conselhos de educação e aprovado pelo ministério da educação. O conteúdo curricular é, portanto, político. E a educação prepara nossos jovens para manter a realidade coletiva 3D e agregar valores às suas vidas. Vidas que se tornarão úteis no sistema produtivo materialista graças aos valores adquiridos. A mão-de-obra humana é vista como um insumo de produção no sistema materialista. Onde nossos jovens são preparados para um mercado de trabalho. Sistema que cada vez mais se restringe com o uso das novas tecnologias. São robôs, conceitos de logística e inteligência artificial assumindo os postos de trabalho humanos.
Como resultado dessa educação temos:
Humanos competitivos foram ensinados a fazer uso da violência como uma forma assertiva de resolver suas questões. A competição por sua vez valida o sistema de mérito que torna válida as diferenças. Temos no Brasil hoje, apenas cerca de 45% das pessoas em idade economicamente ativa, inseridas no Sistema Produtivo Materialista.
O Modelo de Educação 5D, solidário:
Para iniciar a transição podemos iniciar com pequenas salas, amparados no título de “aulas de reforço escolar”, atuando no letramento e no numeramento das crianças e jovens, visando reduzir o analfabetismo funcional cujos indicadores se mostram elevados no sistema de ensino 3D. Seria desejável que tais salas tivessem a sua disposição, equipamentos de informática e acesso às redes sociais, possibilitando a redução do analfabetismo digital. Para complementar a estrutura educacional no modelo em rede (5D), cujo funcionamento se assemelha ao funcionamento do corpo humano e seus órgãos internos, podemos usar diversas oficinas. Oficinas que estariam disponíveis para atuar a partir das comunidades ou diferentes salas de reforço escolar seguindo uma programação. As oficinas assumem a carga programática voltada para a formação da realidade 5D, solidária. Os professores cuidando do letramento e numeramento com uma visão integrativa e harmônica. As oficinas atuando de forma lúdica e possibilitando que os paradigmas 5D e suas dinâmicas, levem as crianças e jovens os entendimento e vivências 5D. Cujos benefícios seriam materializados, a partir dessas novas práticas, em suas vidas e na realidade coletiva em nosso planeta. As oficinas trabalharão o autoconhecimento, a construção do mundo de paz, as relações afetivas e solidárias, o prazer da leitura, o prazer da aquisição do conhecimento e das expressões artísticas.
Como resultado dessa educação temos:
Humanos competitivos foram ensinados a fazer uso da violência como uma forma assertiva de resolver suas questões. A competição por sua vez valida o sistema de mérito que torna válida as diferenças. Temos no Brasil hoje, apenas cerca de 45% das pessoas em idade economicamente ativa, inseridas no Sistema Produtivo Materialista.
Como resultado da educação 5D teremos:
Humanos socialmente responsáveis, empáticos e solidários, que foram ensinados a desconstruir o uso da violência como uma forma assertiva de resolver suas questões. Treinados para a postura e comunicação não violenta.
Uma boa jornada a todos e que as salas de reforço escolar se espalhem pelo mundo…
Roberto S. Santos
25/05/2022
Ciclo Solidário / Ong Evoluir